segunda-feira, 19 de janeiro de 2009

Objetos de aprendizagem


Os objetos de aprendizagem - também conhecidos como LOs (do inglês, learning objects) são ferramentas educacionais que utilizam animações interativas como forma de apoiar o ensino de conteúdos de matérias escolares. Os professores podem ensinar com mais eficiência e os alunos aprendem brincando. Ou brincam aprendendo.

Partindo de exemplos práticos para despertar a curiosidade dos estudantes, os objetos de aprendizagem têm se tornado uma importante ferramenta para aprimorar o ensino interativo de temas didáticos das mais diversas disciplinas.O Ministério da Educação foi pioneiro na produção de objetos de aprendizagem por meio da Rede Internacional Virtual de Educação (Rived).

O NOA - Núcleo de Construção de Objetos de Aprendizagem - da Universidade Federal da Bahia, apresenta inúmeros Objetos de Aprendizagem (OA) divididos em vários tópicos: Cinemática, Dinâmica, Conservação da Energia, Conservação do Momento Linear e Angular, Hidrostática, Termodinâmica, Ondas, Eletromagnetismo e Física Moderna.
Além dos OA na área da Física, o NOA também produz OA em áreas diferentes, como é o caso do OA Geometria.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Estudos Autônomos Olá, participe da proposta " Estudos Autônomos", que  constitui uma das ações do Programa Nacional de Tecnol...