domingo, 8 de março de 2009

I Encontro com os coordenadores das salas de informática


Os multiplicadores do NTE realizaram a sua primeira reunião com os coordenadores das salas de informática de sua área de abrangência, no dia 06/03/2009, onde estiveram presentes 21 coordenadores dos municípios de Castanhal, Inhangapi, Santa Maria, Curuçá e Terra Alta. Um dos muitos encontros que faz parte de uma proposta de formação continuada da CTAE e que serão promovidos por este NTE por entendermos que os coordenadores do ambiente pedagógico da sala de informática são nossos parceiros para multiplicar e difundir o uso das tecnologias na área da educação.

Destaque para a presença de professores já lotados nas salas de informática, mas também de professores aspirantes ao espaço, que já passaram por nossas fomações e que - encantados com o uso da web na educação - pediram licença para assistir ao encontro, já se sentindo agentes multiplicadores e sedentos de ver suas escolas com as salas de informática abertas para os alunos.

Na ocasião os professores lotados nas salas de informática fizeram uma avaliação de suas ações no ano de 2008, onde expuseram suas dificuldades, ansiedades, sucessos e atividades desenvolvidas nestes ambientes pedagógicos. De maneira geral, os coordenadores das salas de informática, tanto do município de Castanhal quanto os dos outros municípios elegeram como principal ponto negativo do ano de 2008 a falta de manutenção técnica dos equipamentos das salas de informática, as salas de informática com poucas máquinas para o número muito grande das turmas das escolas em que atuam – em geral fica a média de 1 computador para cada 4 alunos. Dentre os pontos positivos destacaram a satisfação com que os alunos utilizam a sala de informática, os projetos desenvolvidos pelos professores das várias áreas do conhecimento, o crescimento pessoal e o aprendizado constante do professor lotado na sala de informática.

Após a avaliação, os professores foram convidados a conhecer o plano de ação do NTE para 2009, onde os mesmos puderam realizar sugestões de oficinas de acordo com suas necessidades e discutir propostas de atividades que possam superar as limitações ocorridas durante o ano que passou. Para atingir este propósito e ajudar nossos parceiros a conquistar a comunidade escolar para o uso da tecnologia como ferramenta pedagógica, proporcionaremos outros momentos com oficinas, cursos e assessoramento pedagógico para que os professores lotados nas salas de informática adquiram competência e habilidades para ajudar a comunidade a entender a importância e o papel das TIC’s em educação.

Ao final da reunião, os professores que compareceram fizeram uma avaliação deste encontro onde puderam expressar a satisfação de participar de um momento de discussões e socialização das experiências, angústias, troca de idéias. Destacaram os cursos de formação como importantes para a adesão dos demais professores que entraram na Rede Pública Estadual recentemente, através do concurso público, e que ainda não sabem lidar com os computadores. Encerramos a reunião com a pipoca solidária – o saco de pipoca era partilhado entre todos no sentido de nos unirmos e permanecermos trocando as experiências e nos ajudando mutuamente – e com a distribuição das sementes de girassol para representar nosso papel de semeadores e cultivadores dos sonhos de nossos alunos.

Para finalizar, deixamos aqui a disposição de nossos bravos semeadores e também a todos os professores que se interessarem, um texto para os inicantes do uso da inernet, muito propositivo, claro e objetivo e que merece ser lido com atenção e divulgado. O texto @luno @juda @aluno é da professora Sônia Bertocchi, coordenadora do projeto EducaRede e responsável pelo blog Lousa Digital, cujo link está no texto indicado. Aproveite para ler a entrevista (link no nome dela) onde a professora discute sobre o famoso "control C e control V" da pesquisa na internet. Duas leituras indispensáveis para professores que estão iniciando com o uso da web na educação.

A equipe do NTE agradece a participação de todos os professores que compareceram ao encontro e renova o convite para o próximo encontro dentro de quinze dias, que será divulgado através deste blog.

2 comentários:

  1. Um blog digno de um NTE em pleno funcionamento, onde a discussão de ser pautada sempre na contricuição das TIC para uma educação melhor. Parabéns a todos.

    Roberto Martins
    SI - Escola Manuela Freitas/Belém

    ResponderExcluir
  2. Oi multiplicadores do NTE!!!
    Ao ver as fotos, desejei profundamente ter estado presente no encontro. Mas como conheço e admiro o trabalho de vocês tenho certeza que compartilharemos centenas de momentos de como este...
    Parabéns,
    Luís

    ResponderExcluir

Estudos Autônomos Olá, participe da proposta " Estudos Autônomos", que  constitui uma das ações do Programa Nacional de Tecnol...