sexta-feira, 8 de maio de 2009

Sucesso da I Oficina de Blogs Educativos




Nos dias 07 e 08/052009 o NTE ofertou a I Oficina de Blogs Educativos, voltada para atender os coordenadores de sala de informática, os multiplicadores do NTE e os professores de sala de aula.
Inicamos com um momento de construção de um referencial teórico que auxiliasse os professores a utilizar o blog como uma ferramenta de ensino. Em grupo, eles construiram coletivamente os conceitos de blog, entenderam a origem dos blogs, assim como a importância do seu uso na prática pedagógica.

No segundo momento, eles puseram a mão na massa, visitando pela net vários blogs educativos, avaliando-os a partir do referencial teório trabalhado. Desse jeito, criar os próprios blogs com objetivos educacionais ou pessoais foi a parte mais fácil. Apropriar-se das ferramentas de interação da web, introduzi-las em seus blogs foi o desafio maior, já que a nossa internet GESAC não contribuía para o carregamento das páginas e com frequência caía, levando nossos professores a exercitar a paciência e persistência. Recomeçar... eis nosso lema em educação!!

O mais marvilhoso de tudo, foi perceber o encantamento nos olhos de cada um, empenhados em apropriar-se da tecnologia. Muitos não tinham noção do que era um blog e já no segundo dia, apaixonavam-se pelas possibilidades pedagógicas de tal forma, que enfrentaram chuvas contínuas, greve, gastos com viagens (compareceram os municípios de Santa Maria do Pará, Inhangapi e São Domingos do Capim) e o GESAC.

Estão todos de parabéns pelos blogs funcionais, interativos e cheios de idéias novas para dinamizar a prática pedgógica de cada um.

Tão novos e já estão dando o que falar: o "Blogando com o Tracca", construído pelas professoras Lindalva Almeida e Ireide Júlia de Oiveira durante esta oficina, foi eleito "O Blog da Semana" pelo Blogueiro de Plantão, que- dizem as más línguas da web - é um grande crítico dos blogs e não dorme nunca!!!

Esta coordenação agradece a presença, a persistência e paciência de todos, e aguarda os frutos de nossa oficina no retorno de vocês às escolas. Multiplicar e socializar conhecimentos, sempre!!!

2 comentários:

  1. Paulo Ricardo - Sta Maria do Pará9 de maio de 2009 às 13:39

    Quero deixar aqui meu contentamento em participar desta oficina, que trouxe à tona um instrumento de divulgação de idéia, sonhos, enfim blogar significa confeccionar e expandir. Parabéns sinceros a todos do NTE Castanhal pela realização deste. Sinceramente é oportuno dizer que faço parte, com muita honra, do time de guerreiros da Educação do nordeste paraense.

    ResponderExcluir
  2. Maria Ester Carmo Pantoja - São Domingos do Capim - Pa
    Acredito que todos nós que participamos desses dois dias de oficina só temos a agradecer à Jamile e sua equipe por tudo que nos proporcionou. Muito obrigado por compartilharem com a gente o que aprenderam, e assim, estarem fazendo o que Jesus mandou: multiplicar os talentos. Valeu!

    ResponderExcluir

Estudos Autônomos Olá, participe da proposta " Estudos Autônomos", que  constitui uma das ações do Programa Nacional de Tecnol...