quarta-feira, 17 de junho de 2009

I CONCURSO EDU@BLOG

Arte: Valcicley Paixão Ferreira (Bragança)

I.APRESENTAÇÃO

O Núcleo de Tecnologia Educacional – NTE – de Castanhal, subordinado à Coordenação de Tecnologia aplicada à Educação – CTAE, Diretoria de Educação Diversidade, Inclusão e Cidadania – DEDIC e Secretaria Adjunta de Ensino – SAEN, promove o I Concurso Local de Blogs Educativos do NTE/Castanhal.

Esta ação está integrada à política pública de informática educativa da SEDUC que tem como desafio a inclusão digital e a utilização dos computadores como ferramentas pedagógicas que possibilitem aos educadores implementarem projetos educacionais inovadores, que rompam com o tradicionalismo hegemônico em nossas escolas.

Para isso, a CTAE considera que as ações dos NTE’s vão além da formação dos educadores para a criação de projetos inovadores, tendo os blogs educativos como uma ferramenta educativa que é incentivada pela SEDUC.

Neste sentido, em evento promovido pela CTAE-DEDIC-SAEN, foi lançado o I Concurso Estadual de Blogs Educativos, onde foi discutido o papel pedagógico que os blogs podem desempenhar nas escolas, a dimensão estadual que o concurso passou a ter, com etapas regionais e uma final, onde ocorrerá uma premiação – com previsão para outubro de 2009 – e contará com patrocínio da SEDECT e da PRODEPA.

Sendo uma ação articulada entre a CTAE e os NTE’s, o I Concurso Local de Blogs Educativos - Educ@Blog do NTE/Castanhal tem o objetivo de estimular e promover o uso dos computadores e das ferramentas disponíveis na web para divulgar e produzir conteúdos e conhecimentos dentro e fora do espaço escolar nos 21 municípios de abrangência deste NTE. Envolverá gestores de escolas e de UREs, técnicos, coordenadores das salas de informática, professores, alunos e a comunidade.

Nesta perspectiva, convidamos todas as escolas e URE's vinculadas a este NTE a participarem deste
significativo evento.

CONFIRA O REGULAMENTO:

REGULAMENTO DO CONCURSO

DOS OBJETIVOS DO CONCURSO

I - O Concurso Edu@Blog é uma ação conjunta da SEDUC/CTAE/NTE Castanhal para promover o uso de blogs como ferramenta pedagógica nas Escolas Estaduais dos Municípios de abrangência do NTE Castanhal.

DAS INSCRIÇÕES
II - Os interessados deverão inscrever-se através do e-mail do NTE-Castanhal que é o seguinte: ntecastanhal1@gmail.com, no período de 06 a 14/08/09 seguindo rigorosamente os dados abaixo:
1.Assunto de e-mail: Inscrição Blog's Educacionais 2009;
2.Nome do participante;
3.Cargo ou Função;
4.Endereço de e-mail e fone;
5.Nome da escola;
6.Município e URE;
7.Titulo do Blog (nome de tela);
8.Endereço ou URL do blog inscrito;
9.Categoria a que concorre: Blog de Escola; Blog de Professor.

DAS CATEGORIAS PREMIADAS
III - O concurso premiará as seguintes categorias: os três melhores blogs de escolas e os três melhores blogs de professores avaliados por uma comissão julgadora.

DA PREMIAÇÃO
IV - Os prêmios serão: (a definir)
Categoria Blog de Escolas:
1º Lugar –
2º Lugar –
3º Lugar –
Categoria Blog de Professores:
1º Lugar –
2º Lugar –
3º Lugar –

DO PÚBLICO ALVO
V - Podem participar do concurso: as escolas estaduais de ensino fundamental e médio dos 21 municípios de abrangência do NTE Castanhal: Castanhal, Inhangapi, Marapanim, Terra Alta, Curuçá, São Miguel do Guamá, Santa Maria do Pará, São Francisco do Pará, Bonito, São Domingos do Capim, Iritua, Santarém Novo, Mãe do Rio, Aurora do Pará, Concórdia do Pará, Vigia, Colares, Igarapé-Açu, Maracanã, São João da Ponta, Magalhães Barata e professores da rede estadual de ensino.


CRITÉRIOS DE PARTICIPAÇÃO
VI - Itens:
1.Nome do autor/autoria do blog (professor de disciplina, coordenador ou outro responsável pelo blog da escola);
2.Na categoria Blog de Professor, deverá ser informada a escola em que atua; endereço completo, município e telefone para contato;
3.Podem participar: professor de séries iniciais com blog voltado para a turma, neste caso interdisciplinar; um ou dois professores responsáveis por um único blog desde que sejam de disciplinas afins. Neste caso, eles partilharão o prêmio.
4.Cada professor pode participar com apenas um blog.
5.Ainda na categoria Blog de Professor deverá ser informada a disciplina/tema do blog e seu objetivo;
6.O Blog da escola poderá ter como autor: o coordenador da sala de informática, ou caso não haja professor lotado neste espaço, poderá ser o técnico, gestor ou outro professor lotado na escola. Em todos os casos, o responsável pelo blog deverá ser claramente identificado. Em caso de mais de um responsável por um blog, o prêmio ainda será único.
7.Para participar do concurso é condição fundamental e imprescindível o envio do email com os dados acima; não basta apenas dispor o logotipo Educ@Blog.
8. A comissão organizadora enviará um e-mail de volta confirmando a inscrição como participante no concurso;
9.O blog participante será lincado no blog do NTE, no seguinte endereço http://ntecastanhal.blogspot.com, na lista de links identificada como Blog's Educacionais.

DA COMISSÃO JULGADORA
VII - A comissão julgadora será composta por três avaliadores selecionados e convidados pelo NTE Castanhal. Estes jurados não devem pertencer ou residir na região de abrangência do concurso, e devem ser, necessariamente, sujeitos envolvidos em atividades de educação e/ou tecnologias: preferencialmente professores/multiplicadores que atuem em outros NTEs do estado.
Não podem participar da comissão julgadora, os multiplicadores do NTE que promovem o concurso.
Cada avaliador receberá um checklist com valores atribuídos de acordo com os critérios observados neste regulamento. Estes checklists deverão ser respondidos durante o período de avaliação. E ao final deste período, serão entregues à comissão organizadora para verificação e divulgação do resultados obtidos.

DO PERÍODO DE AVALIAÇÃO
VIII - A avaliação será realizada entre 15 de agosto a 11 de setembro de 2009.
Caberá ao(s) autor(es) do blog manter a participação de seus visitantes através de conteúdos específicos e atrativos que instiguem a visita e interação no blog durante este período.

DOS CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO
IX - Os blogs serão avaliados em três aspectos: Conteúdo, Design e Interação. Cada aspecto será avaliado seguindo critérios específicos.

1. Conteúdo:
O blog deverá ter seus objetivos claramente informados no blog e os conteúdos constantes nas postagens devem ser pertinentes com o tema/disciplina do blog;
O blog deve ser atualizado continuamente, pelo menos duas vezes por semana;
O autor do post deverá sempre ser identificado abaixo da postagem (nome da escola ou professor);
Será considerado o uso efetivo de recursos hipertextuais, disposição de links para outros sites/blogs/textos na postagem, permitindo ao leitor o possível aprofundamento do tema através da navegação na web.
O texto não deve conter erros gramaticais: de ortografia ou concordância;
Se o autor citar ou comentar outro texto disponível na Internet deverá utilizar até um parágrafo deste texto e dispor um link para a leitura do mesmo texto no site original, evitando a denominada “duplicação de conteúdos” na Internet, creditando sempre o autor do texto citado.
O blog deve usar adequadamente vídeos, animações, quadrinhos e outros elementos hipermídia que visem o aprofundamento do conteúdo abordado na(s) postagem(s). Estes elementos devem ser devidamente creditados.

2. Design
O blog deverá seguir critérios de usabilidade de design: fundo claro e fonte escura, evitando a profusão de cores, mas o autor poderá aplicá-las com moderação na distribuição dos elementos da(s) páginas(s). A fonte deve ter tamanho adequado e os recursos como: negrito, itálico e destaques a textos, parágrafos ou palavras específicas, deve ser utilizados de forma pertinente.

O blog deverá usar imagens para enriquecer o conteúdo, porém deve fazê-lo de forma adequada: tamanho proporcional, disposição da imagem no post ou página; e pertinência da imagem com o tema abordado. Toda imagem deve ser creditada ou deve ser citada no final da postagem a origem ou site de onde se extraiu a imagem ou o informar o autor da(s) mesma(s).
Será avaliado negativamente o blog que não fizer os devidos créditos, pois o mesmo estará incorrendo na violação de direitos autorais.
O cabeçalho do blog deverá identificar claramente o tema, disciplina e nome do blog. O blog de escola deverá conter informações específicas sobre a escola. Os cabeçalhos personalizados também serão considerados na avaliação de design. Serão consideradas as informações e a criatividade nas imagens utilizadas no nome ou título do blog que se apresentarem no cabeçalho.
Serão considerados elementos de página obrigatórios: perfil do autor; lista de links que tenham relação com o tema do blog (outras escolas, centros ou instituições de tecnologia educacional; instituições de cunho educacional; outros blogs educativos; bibliotecas virtuais); e contadores de acesso. Outros elementos poderão ser utilizados com moderação para evitar a poluição visual do blog e problemas no carregamento de páginas pelos usuários que usam conexões de baixa velocidade.

3. Interação
O blog deve conter contadores de acesso para verificação dos avaliadores das visitas feitas ao blog, e a capacidade do blog de gerar tráfego. Mas terão maior pontuação a quantidade e qualidade dos comentários em cada postagem que serão avaliados no aspecto interatividade;
Serão avaliadas as respostas do autor/responsável do blog aos comentários feitos nas postagens;
Será avaliada também a interação entre os visitantes nos comentários das postagens: comentário ou resposta de um leitor do blog para outro;
Cada postagem deverá ter no mínino um comentário e uma resposta;
Caberá ao autor do blog provocar e instigar os seus leitores a participação no blog, bem como a sua divulgação para conseguir a interatividade na ferramenta.

DOS RESULTADOS
X- O resultado do concurso será divulgado durante evento que será realizado no auditório da 8ª URE, em Castanhal, em 15 de setembro de 2009. Os blogs vencedores estarão automaticamente inscritos para a fase estadual no I Concurso de Blog Educativos do Estado do Pará – Eduablog Parense, a ser lançado a partir de junho de 2009, nas categorias a serem premiadas no regulamento do referido concurso.

DISPOSIÇÕES FINAIS
Este regulamento, bem como todas as normas do concurso deverão estar disponíveis no blog do NTE - Castanhal.
Caberá aos participantes, baixar o regulamento e enviar e-mail para mais esclarecimentos sobre as regras do concurso.
Será de responsabilidade do NTE - Castanhal a divulgação do concurso, bem como o evento para a premiação e outras ações de capacitação e orientação dos professores para o domínio básico da ferramenta blog, como garantir oficinas para as escolas vinculadas ao NTE - Castanhal.
Os casos omissos serão julgados de forma soberana e irrecorrível pela comissão organizadora do concurso.

Comissão Organizadora:
Ana Célia - NTE CASTANHAL
Diná Rocha - NTE CASTANHAL
Elaine Pimentel - NTE CASTANHAL
Síntia Valente - NTE CASTANHAL

Agradecimentos aos nossos colaboradores:
JAMILLE GALVÃO – NTE 2/SEDUC
ÁUREA – NTE/BRAGANÇA
VALCICLEY PAIXÃO FERREIRA – ARTE


REALIZAÇÃO
8ª URE - CASTANHAL
NTE - CASTANHAL


APOIO
CTAE/SEDUC

2 comentários:

  1. Obrigada pelas informações. Espero poder participar. Bom trabalho pra toda a família NTE/Castanhal.

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  2. Oi Eliana! Grata pelo comentário!

    Também esperamos sua participação e de sua escola.
    Vc é uma forte candidata.
    Contamos com vc para divulgar em sua escola e município.
    Abraços.
    Elaine Pimentel

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