segunda-feira, 30 de agosto de 2010

II CONCURSO DE BLOG DO NTE-CASTANHAL


REGULAMENTO DO CONCURSO DE BLOG LOCAL 2010


O Concurso Edu@Blog é uma ação conjunta da SEDUC/SAEN/DEDIC/CTAE/NTE Castanhal para promover o uso de blogs como ferramenta pedagógica nas Escolas Estaduais dos Municípios de abrangência do NTE Castanhal.


DAS INSCRIÇÕES

Os interessados deverão inscrever-se através do e-mail do NTE-Castanhal que é o seguinte: ntecastanhal1@gmail.com, no período de 01 a 17/09/2010 seguindo rigorosamente os dados abaixo:

  1. Assunto de e-mail: Inscrição Educ@blog 2010;

  2. Nome do participante;

  3. Cargo ou Função;

  4. Endereço de e-mail e fone;

  5. Nome da escola;

  6. Município e URE;

  7. Titulo do Blog (nome de tela);

  8. Endereço ou URL do blog inscrito;

  9. Categoria a que concorre: Blog de Escola, Blog de Professor ou Blog de alunos.


DAS CATEGORIAS E PREMIAÇÕES

Os prêmios serão conhecidos durante a divulgação do concurso.

Os blogs serão avaliados por uma comissão julgadora formada por profissionais da área da informática na educação.

Cada vencedor da etapa regional será premiado em evento de premiação no NTE/Castanhal.

O concurso premiará as seguintes categorias:

Blogs de escolas (1º, 2º e 3º lugar)

Blogs de professores (1º, 2º e 3º lugar)

Blogs de alunos (1º, 2º e 3º lugar)


DO PÚBLICO ALVO

Podem participar do concurso: professores, alunos e escolas da rede estadual de ensino fundamental e médio dos 15 municípios de abrangência do NTE Castanhal.


CRITÉRIOS DE PARTICIPAÇÃO

Itens:

  1. Nome do autor/autoria do blog (aluno, professor de disciplina, coordenador ou outro responsável pelo blog da escola);

  2. Nas categorias Blog de Professor e de Aluno deverá ser informada a escola em que atua ou estuda respectivamente; endereço completo, município e telefone para contato;

  3. Podem participar: professor de séries iniciais com blog voltado para a turma, neste caso interdisciplinar; um ou dois professores responsáveis por um único blog desde que sejam de disciplinas afins. Neste caso, eles partilharão o prêmio.

  4. Cada professor poderá participar com apenas um blog.

  5. Ainda na categoria Blog de Professor deverá ser informada a disciplina/tema do blog e seu objetivo;

  6. Cada aluno poderá participar com apenas um blog.

  7. O Blog da escola poderá ter como autor: o coordenador da sala de informática, ou caso não haja professor lotado neste espaço, poderá ser o técnico, gestor ou outro professor lotado na escola. Em todos os casos, o responsável pelo blog deverá ser claramente identificado. Nesta categoria, o prêmio será destinado às escolas vencedoras passando a integrar o patrimônio das mesmas.

  8. Para participar do concurso é condição fundamental e imprescindível o envio do email com os dados acima; não basta apenas dispor o logotipo Educ@Blog.

  9. A comissão organizadora enviará um e-mail de volta confirmando a inscrição como participante no concurso;

  10. O blog participante será lincado no blog do NTE, no seguinte endereço http://ntecastanhal.blogspot.com, na lista de links identificada como Blog's Educacionais.


DA COMISSÃO JULGADORA

A comissão julgadora será composta por três avaliadores selecionados e convidados pelo NTE Castanhal. Estes jurados devem ser, necessariamente, sujeitos envolvidos em atividades de educação e/ou tecnologias: preferencialmente professores/multiplicadores que atuem em outros NTEs do estado.

Não podem participar da comissão julgadora, os multiplicadores do NTE que promovem o concurso.

Cada avaliador receberá um checklist com valores atribuídos de acordo com os critérios observados neste regulamento. Estes checklists deverão ser respondidos durante o período de avaliação. E ao final deste período, serão entregues à comissão organizadora para verificação e divulgação do resultados obtidos.


DO PERÍODO DE AVALIAÇÃO

A avaliação será realizada no período de 20 a 24 de setembro de 2010.

Caberá ao(s) autor(es) do blog manter a participação de seus visitantes através de conteúdos específicos e atrativos que instiguem a visita e interação no blog durante este período.


DOS CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO

Os blogs serão avaliados em três aspectos: Conteúdo, Design e Interação. Cada aspecto será avaliado seguindo critérios específicos.


1. Conteúdo:

  • O blog deverá ter seus objetivos claramente informados no blog e os conteúdos constantes nas postagens devem ser pertinentes com o tema/disciplina do blog;

  • Os blogs não poderão conter ou divulgar textos ou imagens pornográficas ou que façam apologia qualquer tipo de violência;

  • O blog deve ser atualizado continuamente, pelo menos duas vezes por semana;

  • O autor do post deverá sempre ser identificado abaixo da postagem (nome da escola ou professor);

  • Será considerado o uso efetivo de recursos hipertextuais, disposição de links para outros sites/blogs/textos na postagem, permitindo ao leitor o possível aprofundamento do tema através da navegação na web.

  • O texto não deve conter erros gramaticais: de ortografia ou concordância;

  • Se o autor citar ou comentar outro texto disponível na Internet deverá utilizar até um parágrafo deste texto e dispor um link para a leitura do mesmo texto no site original, evitando a denominada “duplicação de conteúdos” na Internet, creditando sempre o autor do texto citado.

  • O blog deve usar adequadamente vídeos, animações, quadrinhos e outros elementos hipermídia que visem o aprofundamento do conteúdo abordado na(s) postagem(s). Estes elementos devem ser devidamente creditados.


2. Design

  • O blog deverá seguir critérios de usabilidade de design: fundo claro e fonte escura, evitando a profusão de cores, mas o autor poderá aplicá-las com moderação na distribuição dos elementos da(s) páginas(s). A fonte deve ter tamanho adequado e os recursos como: negrito, itálico e destaques a textos, parágrafos ou palavras específicas, deve ser utilizados de forma pertinente.


  • O blog deverá usar imagens para enriquecer o conteúdo, porém deve fazê-lo de forma adequada: tamanho proporcional, disposição da imagem no post ou página; e pertinência da imagem com o tema abordado. Toda imagem deve ser creditada ou deve ser citada no final da postagem a origem ou site de onde se extraiu a imagem ou informar o autor da(s) mesma(s).

  • Será avaliado negativamente o blog que não fizer os devidos créditos, pois o mesmo estará incorrendo na violação de direitos autorais.

  • O cabeçalho do blog deverá identificar claramente o tema, disciplina e nome do blog. O blog de escola deverá conter informações específicas sobre a escola. Os cabeçalhos personalizados também serão considerados na avaliação de design. Serão consideradas as informações e a criatividade nas imagens utilizadas no nome ou título do blog que se apresentarem no cabeçalho.

  • Serão considerados elementos de página obrigatórios: A logomarca do concurso e os links para os blogs do NTE e CTAE, perfil do autor; lista de links que tenham relação com o tema do blog (outras escolas, centros ou instituições de tecnologia educacional; instituições de cunho educacional; outros blogs educativos; bibliotecas virtuais); e contadores de acesso.

  • Outros elementos poderão ser utilizados com moderação para evitar a poluição visual do blog e problemas no carregamento de páginas pelos usuários que usam conexões de baixa velocidade.


3. Interação

  • O blog deve conter contadores de acesso para verificação dos avaliadores das visitas feitas ao blog, e a capacidade do blog de gerar tráfego. Mas terão maior pontuação a quantidade e qualidade dos comentários em cada postagem que serão avaliados no aspecto interatividade;

  • Serão avaliadas as respostas do autor/responsável do blog aos comentários feitos nas postagens;

  • Será avaliada também a interação entre os visitantes nos comentários das postagens: comentário ou resposta de um leitor do blog para outro;

  • Cada postagem deverá ter no mínino um comentário e uma resposta;

  • Caberá ao autor do blog provocar e instigar os seus leitores a participação no blog, bem como a sua divulgação para conseguir a interatividade na ferramenta.


DOS RESULTADOS

O resultado do concurso será divulgado durante evento que será realizado no auditório do NTE/Castanhal, no dia 29 de setembro de 2010 e posteriormente no blog do referido NTE.

Os blogs vencedores estarão automaticamente inscritos para a fase estadual no II Concurso de Blog Educativos do Estado do Pará – Eduablog Parense.


DISPOSIÇÕES FINAIS

Este regulamento, bem como todas as normas do concurso deverão estar disponíveis no blog do NTE - Castanhal.

Caberá aos participantes, baixar o regulamento e enviar e-mail para mais esclarecimentos sobre as regras do concurso.

Será de responsabilidade do NTE - Castanhal a divulgação do concurso, bem como o evento para a premiação e outras ações de capacitação e orientação dos professores para o domínio básico da ferramenta blog, como garantir oficinas para as escolas vinculadas ao NTE – Castanhal e de responsabilidade da CTAE/SEDUC a premiação.

Os casos omissos serão julgados de forma soberana e irrecorrível pela comissão organizadora do concurso.


Comissão Organizadora:

Elaine Pimentel - NTE CASTANHAL

Clara Sampaio - NTE CASTANHAL

Síntia Valente - NTE CASTANHAL

Agradecimentos aos nossos colaboradores:

VALCICLEY PAIXÃO FERREIRA – ARTE

Apoio: CTAE/SEDUC

Coordenação do NTE/Castanhal

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