quarta-feira, 4 de março de 2009

Variadas

A despeito do tempo em que me afastei do blog,não deixei de pesquisar e pensar em compartilhar com os colegas as dicas de uso da web na educação. Fiz aqui uma seleção dos artigos e dicas mais importantes e posto hoje pra vocês.
Para os professores que utilizarem alguma das ferramentas indicadas aqui, solicito que envie um depoimento nos contando sua experiência que será publicado no blog.
_______________________________________________________________

EXPERIÊNCIAS PEDAGÓGICAS COM O USO DAS TIC’S E OUTROS TEXTOS
Já está on line o primeiro número da Revista Tecnologias na educação que traz os trabalhos apresentados no I Congresso de Tecnologias na Educação, realizado totalmente via Web entre 27 de outubro e 1º de novembro de 2008 promovido pelo grupo Blogs Educativos.
Tive o prazer de participar desta experiência no ano passado, em meio a uma maratona de cursos de formação para professores. O congresso foi totalmente on line e as pessoas que se inscreveram puderam participar de debates virtuais com os autores dos artigos durante o evento. Afirmo-lhes que foi uma experiência maravilhosa, pois nos dias em que estava ocorrendo o congresso, estávamos ministrando cursos de formação para professores no município de Aurora do Pará e pude compartilhar os textos e as discussões que estavam sendo travadas em relação ao uso das tecnologias de informação e comunicação para ajudar os professores daquele município a entenderem e construírem suas propostas pedagógicas para o uso dos laboratórios estaduais e municipais.
A riqueza dos debates, a gama de informações socializadas, as inúmeras práticas pedagógicas compartilhadas nos vários artigos, relatos de experiência, etc foram infinitamente compensadores pois, ajudaram muito nossos professores que participam dos cursos promovidos por este NTE.
Para baixar os textos e conhecer mais sobre os vários assuntos e experiências compartilhadas no congresso, é só clicar no link da Revista – acima – escolher o campo de sua preferência, e se deliciar com as leituras.
_____________________________________________________________

REFORMA ORTOGRÁFICA
Temos outra dica para quem quer se atualizar com as novas regras gramaticais. No início desde ano entrou em vigor o novo acordo ortográfico.Agora é preciso aprender a escrever do jeito novo. O site UmPortugues.com foi criado para ajudar nesta tarefa, trazendo textos e ferramentas que auxiliam no aprendizado da grafia. Excelente ferramenta para professores e alunos.
A Andrea de Carli foi minha tutora em um curso em EAD que fiz no portal Aprendaki, indicado no “Divulgando” e nos traz umas dicas de trabalhar o novo acordo ortográfico com os alunos em forma de histórias em quadrinhos. É só acessar o link para o blog dela que você encontrará os endereços para as HQ’s.
E ainda sugerimos o site da UOL educação, que também nos mostra dicas de como trabalhar a reforma ortográfica com nossos alunos através dos quadrinhos.
_____________________________________________________________

REFLETINDO SOBRE A FUNÇÃO DA ESCOLA
Para quem está construindo PPP e quer refletir mais sobre a função da escola, passe lá no Gazeta do Povo -Doralice Araújo, indicado pelo profº Jarbas Novelino no seu blog Boteco Escola que está na nossa lista de blogs indicados aí ao lado (delicioso blog pela combinação única e difícil de ser encontrada– leve, reflexivo e instrutivo) e leia o texto “Ir à escola: por quê e para quê?”
E no blog do já elogiado profº Novelino, tem um outro texto na mesma linha,traduzido pelo mesmo,e que de forma leve e descontraída nos faz pensar na real função da escola e ainda faz uma importante relação entre as tecnologias e as escolas. Vale a pena ler. “Importância das escolas”.

2 comentários:

  1. Alô,pessoal,

    É um honra participar da conversa com vocês neste espaço.Honra maior ver meus escritos recomendados aqui.
    Acabo de escrever um texto para incentivar quem está pensando em começar um blog. Achei que o trabalho de vocês é um exemplo.Indiquei.Espero que alguns marinheiros de primeira viagem entrem em contato com vocês. Espero que algum de meus alunos resolva dialogar com os educadores de Castanhal.
    Fico à disposição de vocês. Se houver maneira de mais dialogarmos seria muito bom.Abraço grande, Jarbas.

    ResponderExcluir
  2. Olá, profº Jarbas. A honra é td nossa em receber o elogio de um educador cujos trabalhos e ações repercutem na web de forma tão positiva e construtiva. Adoraremos receber a visita de seus alunos e compatilhar experiências. Obrigada pela ndicação de peso!! Forte abraço, da equipe do NTE

    ResponderExcluir

Estudos Autônomos Olá, participe da proposta " Estudos Autônomos", que  constitui uma das ações do Programa Nacional de Tecnol...