segunda-feira, 6 de abril de 2009

Os desafios de ensinar e aprender na sociedade tecnológica

A maioria dos educadores, sente ansiedade diante das rápidas mudanças a que estamos assistindo nos últimos anos, provocadas pelas revoluções tecnológicas.
Um grupo deles, fica ressentido com as mudanças e cruza os braços, desejando que essa "nova onda" passe rapidamente e ele possa voltar ao conforto do seu quadro branco e suas apostilas. Outro grupo, percebe a imperiosa força da tecnologia no dia-a-dia da sociedade e se incomoda com a insatisfação dos alunos perante a escola tediosa que não consegue se adequar ao mundo high tech. No entanto, este segundo grupo não consegue se inserir neste processo por variados motivos (a carga horária muito extensa que possui, a infraestrutura da escola que deixa a desejar, a falta de apoio dos gestores e das instituições responsáveis pela introdução das tecnologias no ambiente escolar, etc, etc - problemas não faltam para nos fazer desistir). E um outro grupo que, a despeito das inúmeras dificuldades, resolve arregaçar a manga e partir para o enfrentamento da situação, criando soluções para trazer as novidades tecnológicas para o processo de construção do conhecimento pelo aluno.
Para ajudar a refletir sobre esse processo tão controverso, indicamos alguns textos que merecem ser lidos com atenção por nossos educadores e que ajudam a pensar nos desafios de ensinar numa era da informação, dominada pela tecnologia.
Não esquecendo que é inerente à profissão do educador a leitura e a pesquisa. Portanto, nunca se perde tempo ao parar pra realizar leituras que nos ajudam a entender nossa prática pedagógica e nossa sociedade.

Alguns links:

Quem vai ensinar- e o quê - aos alunos do século XXI

O desafio da escola: manter-se indispensável.

Os desafios de ser professor no século XXI.

Decálogo do bom professor.



Gestão Escolar e Novas tecnologias.

Excelente texto para ser lido pelos gestores das Escolas da Rede Pública de ensino, interessados em contribuir para o processo de inclusão das Tecnologias de Informação e Comunicação nas suas escolas. O Texto Gestão Escolar e Novas tecnologias, foi publicado no blog Professor Digital, que de forma clara, precisa e objetiva, nos leva a refleitr sobre a importância que o papel do gestor tem neste processo de inclusão digital na educação de nosso país. Não deixem de conferir!!!

By Jamille Galvão

____________________________________________________________________



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Estudos Autônomos Olá, participe da proposta " Estudos Autônomos", que  constitui uma das ações do Programa Nacional de Tecnol...