quinta-feira, 21 de janeiro de 2010

Destaque no Portal do Professor!!!



Ficamos muito felizes em ver a entrevista da amiga e excelente profissional - Jamille Galvão - que muito contribuiu no trabalho de formação e sensibilização dos educadores das escolas de abrangência deste NTE, no que se refere ao uso das tecnologias na educação.
Tendo capacitado muitos professores em vários municípios, além de ter batalhado para realizarmos o Encontro de Informática na Educação
em 2009.

Parabéns Jamille!

Confiram a reportagem abaixo:

"Espaço do Professor

Possibilidades oferecidas por recursos tecnológicos apaixonam professora do Pará

Formada em geografia, com especialização em informática educativa, Jamille Galvão dos Santos trabalha no Núcleo de Informática Educativa de Belém (Nied) e no Núcleo de Tecnologia Educacional (NTE) Belém 2, no Pará.

Com experiência de 15 anos no magistério como professora de geografia nos níveis fundamental e médio, Jamille passou a trabalhar como multiplicadora nos NTEs, há cerca de um ano e meio. Ela ministra os cursos do Proinfo Integrado - Introdução à Educação Digital e Tecnologias e Educação: ensinando e aprendendo com as TICs.

“Procuramos levar o professor a se apropriar das ferramentas básicas do computador e utilizar as TICs na prática pedagógica, adequando o currículo às propostas de uso das tecnologias”, conta. Além disso, ministra várias oficinas de blogs, google docs, JClick, história em quadrinhos, Navegatube etc .

Ela diz que se apaixonou pelas possibilidades que os recursos tecnológicos oferecem para trabalhar com os alunos, tornar o ensino mais dinâmico e o aluno ainda mais ativo no processo de aprendizagem. “Ainda não tinha visto um recurso pedagógico que trouxesse tanta contribuição para desenvolver a autonomia, a busca reflexiva de informações e, consequentemente, a melhoria da aprendizagem dos alunos como os recursos tecnológicos oferecem”, destaca.

Uma de suas maiores alegrias no trabalho é acompanhar o progresso de seus alunos: é ver “quando um professor que chegou ao curso morrendo de medo de tocar no computador, com o passar das aulas começa a criar textos, formatações, apresentações de slides com criatividade e autonomia, sem brigas com o computador”. Outro grande motivo de satisfação é ver os blogs dos professores e das escolas se multiplicando pelo Pará.

Ela criou seu blog em outubro de 2008, pensando em passar pela experiência de trabalhar com os blogs de forma pedagógica. “Seria um espaço para trabalhar questões relacionadas ao uso das TICs na educação - para que eu pudesse passar isso para os professores cursistas”, explica. Muito de sua vivência com as tecnologias são repassadas durante os cursos. “Percebo que tem sido uma fórmula excelente”, finaliza Jamille."

Fonte: Reportagem extraída do Portal do Professor/Espaço do Professor

Foto:Arquivo pessoal

Coordenação do NTE-Castanhal

Um comentário:

  1. Ei, amadas... agora q eu vi!! Obrigada por ter divulgado por aqui. Mas, como eu disse, uma pena a jornalista não ter destacado o impacto dos cursos nas escolas, mostrando o trabalho que a profª Eliana Costa desenvolve em São Francisco do Pará. Publiquei no meu blog, na íntegra a entrevista, onde menciono o trabalho dela. Ainda bem que existe a democratização da informação com os blogs!!
    Bjs saudosos de todos.

    ResponderExcluir