quinta-feira, 5 de fevereiro de 2009

Feeds pra acompanhar tantos blogs e sites



Feeds vem do verbo em inglês "alimentar". Na internet, este sistema também é conhecido como "RSS Feeds" (RDF Site Summary ou Really Simple Syndication).

Trocando em miúdos – vamos ao que nos interessa – o RSS Feeds é uma tecnologia que permite aos internautas se inscreverem em sites que mudam ou atualizam seus conteúdos regularmente. Assim, o Feeds RSS recebe as atualizações destes sites e envia pra você poder acompanhar estes sites, blogs, etc, sem ter que entrar em cada um deles por vez, ganhando tempo neste mundo em que a informação é uma aliada e o tempo precioso.

Você precisa de um leitor de conteúdo RSS Feeds – o Google Reader, o bloglines (este em inglês), por exemplo - que recebem estas atualizações, e como você estará cadastrado em um deles, receberá as atualizações de todos os blogs e sites que você acompanha, desde que sejam adicionados ao leitor de conteúdos. Ou seja, o agregador de feeds (leitor de conteúdo) permite você "assinar" os vários blogs, como se fossem revistas ou jornais, e ver, num ponto central, apenas o que há de novo em cada um.

Por exemplo, se em 20 blogs, só 5 têm novos posts, podes ver só os novos posts desses 5. Sem teres de visitar os blogs, um a um. Com isto, além de não teres de lembrar dos vários blogs, passas, também, a ter a garantia de não perder nada em nenhum deles.

O site da Gordinha da Silva tem um tutorial muito bom e didático pra quem se interessar em se inscrever e utilizar num agregador de feeds do Google Reader e que demonstra passo-a-passo como fazer isso.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Estudos Autônomos Olá, participe da proposta " Estudos Autônomos", que  constitui uma das ações do Programa Nacional de Tecnol...