quinta-feira, 9 de abril de 2009

Projeto Primeiros Passos


A Escola Estadual Conceição Gomes, localizada no município de São Francisco do Pará, teve um dia festivo ontem, ao ralizar a abertura oficial de mais uma fase do Projeto Primeiros Passos, de responsabilidade da profª Eliana Maria Santos Costa, lotada na sala de informática desta escola.

O Projeto Primeiros Passos chama a atenção por ter realmente conseguido englobar os 3 pilares de sustentação para que a inclusão digital aconteça: TIC’s, renda e educação. O Bairro Amir Gabriel é uma ocupação expontânea que surgiu no entorno da escola e que agora é atendida pelo projeto que já traz seus primeiras resultados: a integração da comunidade à escola, elevou a auto-estima da comunidade atendida, abre os horizontes profissionais das crianças e dos alunos-monitores e vem criando um senso de responsabilidade e solidariedade nestes alunos que participam como monitores do projeto.

Ressaltamos que a parceira do gestor da Escola, Ronaldo Nascimento, com a profª Eliana costa é fundamental para alicerçar o projeto. Fatos que destacam o projeto :

· Estimula e explora a parceira entre as esferas do governo – há uma forte interação da Prefeitura Municipal de São Francisco do Pará,na pessoa da Diretora de Ensino da SEMED, profª Conceição Ribeiro, com o Governo Estadual, através da SEDUC que liberou os recursos para a nova fase do projeto e o Governo Federal – responsável pelos equipamentos tecnológicos existentes na sala de informática e pela formação dos educadores;

· Está focado nas crianças – faixa etária de 07 a 15 anos –;

· Estimula a parceria efetiva da comunidade escolar através da srª Rosinete – presidente da asoociação de moradores do bairro Almir Gabriel., e dos pais que acompanham o projeto.

Além destes fatores, o projeto ainda favorece a prática da solidariedade e estimula a responsabilidade dos alunos matriculados no Ensino Médio da Escola Conceição Gomes e que fazem parte do projeto como alunos-monitores. Eles receberam uma capacitação ministrada pela profª Eliana Costa que, além das questões técnicas trabalhou também questões de cidadania, moral, ética e responsabilidade com os alunos.

Durante a abertura oficial, reconhecer nas falas das mães das crianças atendidas pelo projeto e da presidente da associação dos moradoes do bairro a emoção, felicidade e gratidão por se sentirem efetivamente fazendo parte da sociedade, de terem a oportunidade de vislumbrar um futuro diferente para os seus filhos foi o coroamento que a escola precisava.

Este NTE se orgulha de fazer parte desta história e parabeniza a profª Eliana Costa e o gestor Ronaldo Nascimento e a comunidade do bairro Almir Gabriel, por valorizar a ação implementada pela equipe de educadores da Escola Conceição Gomes.

Conheça o projeto nos slides abaixo ou acompanhe-o no blog da sala de Informática http://info-concegomes.blogspot.com


projeto primeiros passosEliana


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Estudos Autônomos Olá, participe da proposta " Estudos Autônomos", que  constitui uma das ações do Programa Nacional de Tecnol...