quinta-feira, 5 de março de 2009

Fragmento da multifuncionalidade feminina



Uma centelha do complexo mundo feminino que retrata a força, grandeza e seriedade com que se entrega até aos mais simples e corriqueiros deveres.


LISTA DE COMPRAS


Pão integral
carne de soja
dor no pescoço
pressão na coxa.
Arroz parbolizado
feijão ralado
a mão na bursite
o ventre estufado.
Biscoito, yogurte
massa pra sopa
"queja rafada"
vista cansada.
Cidreira, chá preto
"alco estílico"
primário mal feito
analfebetismo.
Batata, cebola
Vinho "na mesa"
vazio na barriga
e dor de cabeça.
Mentol, chocolate
doçuras, besteiras
hipermetropia
e dor nas cadeiras.
Alface, pernil
lentilhas, café
unha encravada
suores, chulé.
A fila da carne
sabão, sabonete
a fila não anda
pressão, joanete.
Tomate, presunto
goiaba, gastrite
azeite de oliva
e labirintite.
Manteiga, vinagre
chopp sem espuma
farinha de rosca
e dor na coluna.
Açucar mascavo
e queijo em fatias
um corte no dedo
varizes, estrias.
Linguiça, papaia
bombril, laringite
vassouras e tralhas
enjôos, rinite.
Banana nanica
maça, figo, pêra
perfil na vitrine
Matinta Perera.
Ervilhas
salsichas

manteiga
já tem
patê
cogumelos
glaucoma também.
Tempero, mistura
o corpo que sua
caminho do caixa
assalto na rua.
O fone, a carteira
a integridade...
Maldito intestino
das grandes cidades!
Em cacos, retorno
calor duvidoso
sujeiras na casa
os membros em brasa.
Barulho na sala
amigos das crias
refluxo, espirro
aerofagia.
Cansaço, tontura
mau-humor, ladainha:
servil provedora
nehuma rainha.
Trabalho, penhores
e taquicardia
insônia, marido
bolacha
Maria.

(Mara Jardim*)

*Mara Jardim é professora da Escola Estadual "D. Pedro II"

quarta-feira, 4 de março de 2009

Variadas

A despeito do tempo em que me afastei do blog,não deixei de pesquisar e pensar em compartilhar com os colegas as dicas de uso da web na educação. Fiz aqui uma seleção dos artigos e dicas mais importantes e posto hoje pra vocês.
Para os professores que utilizarem alguma das ferramentas indicadas aqui, solicito que envie um depoimento nos contando sua experiência que será publicado no blog.
_______________________________________________________________

EXPERIÊNCIAS PEDAGÓGICAS COM O USO DAS TIC’S E OUTROS TEXTOS
Já está on line o primeiro número da Revista Tecnologias na educação que traz os trabalhos apresentados no I Congresso de Tecnologias na Educação, realizado totalmente via Web entre 27 de outubro e 1º de novembro de 2008 promovido pelo grupo Blogs Educativos.
Tive o prazer de participar desta experiência no ano passado, em meio a uma maratona de cursos de formação para professores. O congresso foi totalmente on line e as pessoas que se inscreveram puderam participar de debates virtuais com os autores dos artigos durante o evento. Afirmo-lhes que foi uma experiência maravilhosa, pois nos dias em que estava ocorrendo o congresso, estávamos ministrando cursos de formação para professores no município de Aurora do Pará e pude compartilhar os textos e as discussões que estavam sendo travadas em relação ao uso das tecnologias de informação e comunicação para ajudar os professores daquele município a entenderem e construírem suas propostas pedagógicas para o uso dos laboratórios estaduais e municipais.
A riqueza dos debates, a gama de informações socializadas, as inúmeras práticas pedagógicas compartilhadas nos vários artigos, relatos de experiência, etc foram infinitamente compensadores pois, ajudaram muito nossos professores que participam dos cursos promovidos por este NTE.
Para baixar os textos e conhecer mais sobre os vários assuntos e experiências compartilhadas no congresso, é só clicar no link da Revista – acima – escolher o campo de sua preferência, e se deliciar com as leituras.
_____________________________________________________________

REFORMA ORTOGRÁFICA
Temos outra dica para quem quer se atualizar com as novas regras gramaticais. No início desde ano entrou em vigor o novo acordo ortográfico.Agora é preciso aprender a escrever do jeito novo. O site UmPortugues.com foi criado para ajudar nesta tarefa, trazendo textos e ferramentas que auxiliam no aprendizado da grafia. Excelente ferramenta para professores e alunos.
A Andrea de Carli foi minha tutora em um curso em EAD que fiz no portal Aprendaki, indicado no “Divulgando” e nos traz umas dicas de trabalhar o novo acordo ortográfico com os alunos em forma de histórias em quadrinhos. É só acessar o link para o blog dela que você encontrará os endereços para as HQ’s.
E ainda sugerimos o site da UOL educação, que também nos mostra dicas de como trabalhar a reforma ortográfica com nossos alunos através dos quadrinhos.
_____________________________________________________________

REFLETINDO SOBRE A FUNÇÃO DA ESCOLA
Para quem está construindo PPP e quer refletir mais sobre a função da escola, passe lá no Gazeta do Povo -Doralice Araújo, indicado pelo profº Jarbas Novelino no seu blog Boteco Escola que está na nossa lista de blogs indicados aí ao lado (delicioso blog pela combinação única e difícil de ser encontrada– leve, reflexivo e instrutivo) e leia o texto “Ir à escola: por quê e para quê?”
E no blog do já elogiado profº Novelino, tem um outro texto na mesma linha,traduzido pelo mesmo,e que de forma leve e descontraída nos faz pensar na real função da escola e ainda faz uma importante relação entre as tecnologias e as escolas. Vale a pena ler. “Importância das escolas”.

quarta-feira, 18 de fevereiro de 2009

Hércules e Jiló


Hoje tive um encontro agradabilíssimo com a profª Maria José, do laboratório de informática da educação especial, que está funcionando dentro da Escola Estadual Cônego Leitão. Ela dá suporte pedagógico, técnico e assitivo a alunos da educação especial e desenvolve o trabalho praticamente sozinha. Na ocasião pude entrar em contato com uma série de dicas de sites para compor um leque de informações que ajudem aos professores a preverem em seus projetos a inclusão digital destes alunos especiais.

Assim, descobri o software Hércules e o jiló.
Hércules é o nome de um menino, Jiló é seu cachorrinho. Eles não existem de verdade, mas se transformaram em personagens principais de um programa de computador educativo, criado na Faculdade de Educação (FE) da Universidade de Brasília (UnB). O programa oferece dez jogos que podem ser utilizados pelas crianças no próprio computador ou fora dele, desde que sejam impressos em papel e montados, como dominós.

Pensado para servir de apoio a intervenções pedagógicas no campo das ciências naturais, o sftware aborda conceitos relacionados com os seres que existem na Terra (diversidades, classificação, caracterísitcas, relações tróficas, ambientes naturais e construídos, etc).
É recomendado a crianças com necessidades educativas especiais, mais precisamente para aquelas apresentando déficit cognitivo moderado. Contudo, enquanto recurso de apoio didático, Hércules e jiló é mais que um simples software educativo.

Trata-se, na verdade, de um ambiente educativo multimediatizado, no qual a criança é situada em um contexto de aprendizagem delimitado por uma série de atividades lúdico-pedagógicas voltadas para sua estimulação no sentido amplo do termo e que não se restringem ao uso do computador como meio de comunicação pedagógica.

Enquanto ambiente educativo, o funcionamento de Hércules e Jiló baseia-se, portanto na associação de diferentes recursos, todos alinhados em torno de uma dinâmica de ensino voltada para propiciar aprendizagens significativas, contextualizadas e pertinentes.

É mais uma dica para trabalhar a informática educativa no âmbito da inclusão social.

Para baixar o software, clique aqui.






terça-feira, 10 de fevereiro de 2009

Avaliações de 2008

O NTE iniciou suas atividades no úlitmo dia 02/02/2009, tendo realizado sua primeira reunião para avaliar suas ações do ano de 2008.

O nosso NTE possui uma equipe muito pequena no número de componentes, mas muito grande em disposição e vontade de fazer das adversidades um aliado para a melhoria da educação e do quadro da informática educativa em nosso Estado. apesar das inúmeras dificuldades que ainda enfrentamos, conseguimos fechar o ano de 2008 com 90% das ações pretendidas alcançadas.

Ainda existem salas de informática sem professores lotados, ainda existem salas de informática esperando rede logística, esperando vigia para poder instalar os equipamentos - senão serão roubados - ainda existe um número grande de municípios necessitando de formação continuada para poder utilizar as ferramentas tecnológicas de forma a transformar a maneira de ensinar e de aprender.

Em todos os setores educacionais de nosso Estado, percebemos a luta de cada um, desde a escola até a SEDUC - e porque não dizer, o MEC também - todos enfrentando suas batalhas, suas dificuldades, suas lutas para driblar as adversidades e continuar conquistando gota-a-gota os progressos que vimos sentindo aparecer nos vários campos da educação.

Estamos conquistando nossos espaços, escrevendo nossa história e buscando soluções em conjunto, em parceira e caminhar juntos é o que nos faz ter sucesso.

E para finalizar lembro o que Shakti Gawain dizia: "O ser, o ter e o fazer são como triângulo, no qual cada lado serve de apoio para os demais. Não há conflito entre eles."

quinta-feira, 5 de fevereiro de 2009

Feeds pra acompanhar tantos blogs e sites



Feeds vem do verbo em inglês "alimentar". Na internet, este sistema também é conhecido como "RSS Feeds" (RDF Site Summary ou Really Simple Syndication).

Trocando em miúdos – vamos ao que nos interessa – o RSS Feeds é uma tecnologia que permite aos internautas se inscreverem em sites que mudam ou atualizam seus conteúdos regularmente. Assim, o Feeds RSS recebe as atualizações destes sites e envia pra você poder acompanhar estes sites, blogs, etc, sem ter que entrar em cada um deles por vez, ganhando tempo neste mundo em que a informação é uma aliada e o tempo precioso.

Você precisa de um leitor de conteúdo RSS Feeds – o Google Reader, o bloglines (este em inglês), por exemplo - que recebem estas atualizações, e como você estará cadastrado em um deles, receberá as atualizações de todos os blogs e sites que você acompanha, desde que sejam adicionados ao leitor de conteúdos. Ou seja, o agregador de feeds (leitor de conteúdo) permite você "assinar" os vários blogs, como se fossem revistas ou jornais, e ver, num ponto central, apenas o que há de novo em cada um.

Por exemplo, se em 20 blogs, só 5 têm novos posts, podes ver só os novos posts desses 5. Sem teres de visitar os blogs, um a um. Com isto, além de não teres de lembrar dos vários blogs, passas, também, a ter a garantia de não perder nada em nenhum deles.

O site da Gordinha da Silva tem um tutorial muito bom e didático pra quem se interessar em se inscrever e utilizar num agregador de feeds do Google Reader e que demonstra passo-a-passo como fazer isso.


quarta-feira, 4 de fevereiro de 2009

Inclusão dos PNEE's e a informática educativa


Uma de minhas angústias durante os cursos que ministro pelo NTE é a dificuldade que os educadores sentem em incluir os Portadores de Necessidades Especiais nos projetos de informática educativa.
Garimpando pela net, nos blogs da vida, nos sites e indicações de alguns amigos, achei no blog Futuro Professor o artigo escrito pelo Rafael, estudante do terceiro ano da graduação em Letras da Universidade de São Paulo - USP e membro da Associação dos Professores de Língua e Literatura (APLL/FFLCH/USP) desde 2006, sobre o Braille Virtual.

O sistema Braille é um código unversal de leitura tátil e de escrita usado por deficientes visuais. E uma das dificuldades dos deficientes visuais é que a maioria das pessoas à sua volta não conhecem este sistema.

Pensando em aproximar essas duas comunidades , que normalmente estão muito afastadas entre si, surge o Braille Virtual, um programa simples de aprendizado do método Braille dirigido àqueles que enxergam. O curso em Braille é gratuito e não oferece certificado. Neste caso, seu certificado sairá dos depoimentos de seus alunos, no dia-a-dia de sua prática pedagógica.

É uma excelente dica para quem não tem tempo de frequentar um curso presencial sobre o braille e uma ótima iniciativa na direção da inclusão dos deficientes visuais. Saiba mais sobre o programa acessando http://www.braillevirtual.fe.usp.br/pt/index.html

terça-feira, 3 de fevereiro de 2009

Novo canal de comunicação com a CTAE

A Coordenação de Tecnologia Aplicada à Educação - CTAE - criou o blog da CTAE, mais um canal de comunicação importante para as escolas, educadores, pais, alunos e todos os envolvidos com o processo de inserção das tecnologias em educação.

Destaque para o Cantinho do Coordenador: espaço destinado a informar problemas de suporte técnico, infraestrutura das salas de informática, garantia de computadores e impressoras, problemas relacionados a furtos ou roubos de equipamentos, etc.

Além disso, o blog ainda disponibiliza a Biblioteca Paulo Freire, com textos do educador relacionados à inclusão digital.

Enfim, mais uma iniciativa excelente da Coordenação e que demonstra sua disposição em mudar o quadro da informática educativa em nosso Estado. Este NTE se orgulha de fazer parte de uma equipe que traduz em ações os seus discursos.

Estudos Autônomos Olá, participe da proposta " Estudos Autônomos", que  constitui uma das ações do Programa Nacional de Tecnol...